Portal da Saude

Portal da Saúde
Presidente da República inaugurou instalações da APELA
⌚ 06.10.2016
Centro Hospitalar Conde de Ferreira

Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou, no Centro Hospitalar Conde de Ferreira, as novas instalações da APELA - Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica.

A sessão decorreu no dia 3 de outubro e o Presidente da República recebeu da mão do Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, o título de Irmão Honorário da Instituição. Esta é uma das mais altas distinções atribuídas pela Misericórdia do Porto, que muito sensibilizou Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da República afirmou que já se sentia envolvido e comprometido com a Misericórdia do Porto, sublinhando que com este título se sente, agora, ainda mais ligado e com uma responsabilidade acrescida.

António Tavares recordou, ainda, a forma como Salvador Guedes, ex-presidente da Sogrape e fundador da campanha "Todos contra ELA", o procurou: "Há cerca de um ano, Salvador Guedes veio falar comigo sobre a necessidade de se criar um espaço que pudesse ajudar a resolver o problema dos cuidadores e das famílias das pessoas portadoras desta doença. Perante a maneira como ele me colocou a questão, a Misericórdia do Porto, nos seus 517 anos, não poderia dizer outra coisa senão 'presente' a este apelo". Marcelo Rebelo de Sousa também reconheceu o papel ativo da Misericórdia do Porto ao acolher este projeto.

Durante a cerimónia de inauguração, o Presidente da República condecorou Salvador Guedes com a Ordem de Mérito, destacando o seu exemplo enquanto cidadão digno de reconhecimento e realce.