Portal da Saude

Portal da Saúde
Misericórdia do Porto lança projeto tecnológico inovador na área da saúde
⌚ 08.04.2017
APP Saúde Agora e serviço Saúde em Casa

A Misericórdia do Porto participou na primeira edição do Portugal eHealth Summit e apresentou um projeto tecnológico inovador para a área da saúde em complementaridade com a área da intervenção social.

O novo projeto, dado a conhecer publicamente a 6 de abril por João Figueiredo e Rui Gonçalves, inclui a aplicação Saúde Agora e o serviço Saúde em Casa, com novas aplicações preparadas para responder aos reais problemas da comunidade.

Trata-se de uma continuidade do serviço digital da Misericórdia do Porto que teve início com o lançamento do Portal da Saúde, em maio de 2016, através do qual os utentes podem marcar consultas e conseguirão aceder aos registos clínicos.

A APP Saúde Agora é um protótipo em fase final de desenvolvimento e que permite a integração com o sistema da Samsung S Health. O serviço inclui autenticação para acesso à informação registada nos sistemas de saúde, desenvolvimento para plataforma iOS e integração com sistema "Saúde" deste sistema operativo.

Paralelamente a Misericórdia do Porto irá disponibilizar o serviço Saúde em Casa. Este projeto tem como objetivo oferecer aos doentes os melhores serviços médicos suportados pelos mais avançados componentes de inteligência artificial. O Saúde em Casa passa pela instalação na habitação do cliente de vários sensores de inteligência que permitem, sem intervenção ou reação do própria, recolher dados, interpretar padrões, alertar e comunicar.

A pensar no utente e nos resultados deste programa, a Misericórdia do Porto apostará ainda na criação da figura do operador da Instituição. O sistema de prestação de serviços no domicílio não estaria completo se não fosse possível somar à componente "informática" a capacidade humana.

Neste âmbito será desenvolvido um sistema de monitorização e avaliação de padrões, para criação de alarmísticas a serem consultadas por profissionais de saúde que poderão cruzar esta informação com os registos clínicos e agir em conformidade.