Portal da Saude

Portal da Saúde
Exposição marca Dia Mundial da Saúde Mental
⌚ 06.10.2016
Centro Hospitalar Conde de Ferreira

"Um escultor entre dois mundos" é o título da exposição que será inaugurada no dia 10 de outubro, no Centro Hospitalar Conde de Ferreira, pelas 17h00.

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, assinalado na próxima segunda-feira, a mostra dará a conhecer o Escultor e a Obra de Herculano Sá Figueiredo, formado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (1930 - 1937).

Herculano Sá Figueiredo foi discípulo de Teixeira Lopes, lecionou em várias escolas da área artística e passou parte da sua vida, tanto artística como pessoal, no Centro Hospitalar Conde de Ferreira.

A exposição é uma homenagem a um escultor que faz parte da história deste estabelecimento da Misericórdia do Porto e que se fez da sua doença matéria de criação. A peculiaridade de Herculano Sá Figueiredo foi descrita e analisada na revista History of Psychiatry.

A realização desta mostra procura ser o ponto de partida para a revitalização e valorização do património artístico e cultural do Centro Hospitalar Conde de Ferreira.

A exposição estará patente até 6 de janeiro de 2017.