Hospital de Dia
⌚ 24.02.2016

Esta unidade demonstra a preocupação do Centro Hospitalar Conde de Ferreira em oferecer um serviço a uma população-alvo específica, de forma a colmatar um hiato na rede de cuidados de saúde mental.

A população-alvo é constituída por pessoas com doença mental grave, que necessitam de programas de reabilitação, de uma resposta individualizada de cuidados que lhes proporcionem a melhor integração possível na comunidade e uma otimização da qualidade de vida.

O encaminhamento para o Hospital de Dia pode ser feito através dos departamentos de Psiquiatria e Saúde Mental, Centros de Saúde e Clínica Privada.

Esta unidade funcional permite o internamento parcial durante o seu horário de funcionamento.

Fica assegurada a supervisão da toma de medicação e o acompanhamento do Plano Integrado de Reabilitação de cada utente. Este visa uma melhor autonomia, a diminuição da discriminação e do estigma, a melhoria da competência social individual e a criação de um sistema de apoio social de longa duração.

São igualmente objetivos do Hospital da Dia a aquisição/recuperação de aptidões práticas necessárias para que o utente viva e conviva na comunidade, a aprendizagem de estratégias para fazer face às incapacidades e potencializar capacidades como cozinhar, fazer orçamentos, planificar e fazer compras, manutenção da casa e usar diferentes meios de transporte.


Horário de funcionamento:

Dias úteis | das 09h00 às 17h00